Pages

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Brasil, país do presente

 

Na década dos 30 do século passado, o escritor alemão Stefan Zweig, judeu, fugindo da Alemanha nazista, veio para o Brasil. Depois de alguns anos aqui morando, escreveu livro que ficou celebre: “Brasil , país do futuro”

Agora outro alemão, o jornalista Alexander Bush, que trabalha há 16 anos no Brasil, acaba de lançar instigante livro com o titulo : “Brasil, País do Presente- O poder econômico do gigante verde” ( Ed. Cultrix).É interessante rever passagens do livro.Começa dizendo que subestimar o Brasil é um erro grave pois, o Brasil, atualmente, é o celeiro de matérias primas da economia mundial. Faz rasgados elogios a empresas privadas brasileiras. Exemplos:a “Ambev” que, com a compra da maior cervejaria americana “Anheuser-Busch”, fabricante da famosa cerveja “Budweiser”, tornou-se a maior fabricante de cerveja do mundo, dirigida pelo brasileiro Carlos Brito.Outro exemplo: o frigorífico “JBS-Friboi”. Depois de comprar, em 2008, a norte-americana “Swift Foods Company”, segundo maior frigorífico dos Estados Unidos,tornou-se o maior exportador de carne bovina do mundo. Possui 37 (trinta e sete) fabricas no Brasil, Argentina e Austrália.Mais: a “Cosan”, hoje a maior exportadora mundial de açúcar e etanol. A “Cosan”, sozinha, processa mais cana de açúcar do que a Austrália, terceiro maior exportador internacional de açúcar. Diversificou suas atividades. Comprou por 1 bilhão de dólares a rede de postos de gasolina da "Esso" no Brasil para distribuir o etanol por ela produzido. Fundiu-se com a subsidiaria da holandesa-britanica “Shell”, dando origem à maior empresa mundial de biocombustíveis, avaliada em cerca de 12(doze) bilhões de dólares. Juntas tem uma rede de 4.500 ( quatro mil e quinhentos) postos de gasolina no Brasil, onde pretende distribuir seu etanol.A “Embraer” depois de privatizada, tornou-se a maior fabricante de jatos regionais do planeta. E, a “Vale” ,hoje é a segunda maior exportadora de minério de ferro do mundo, aumentando muito sua capacidade exportadora depois de privatizada. A “Embrapa- Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias” é a maior do mundo em pesquisas da agricultura tropical, sendo notáveis seus progressos no aproveitamento do cerrado brasileiro.Estes são apenas alguns exemplos dados pelo autor

Mas, o livro não é só elogios. Referindo-se ao setor bancário, nota, com razão, que em nenhum outro lugar do mundo os spreads (diferença entre a taxa de juros na captação do dinheiro e na oferta de crédito) são tão altos quanto no Brasil. Afirma que, em 2008, o spread bancário foi de cerca de 3,5%(três virgula cinco). Essa porcentagem e onze vezes maior do que nos países industrializados, afirma.Pelo exemplo, concluo: não é de admirar os lucros astronômicos dos bancos brasileiros, com prejuízo para o crescimento da economia brasileira pois, a função principal dos bancos é ajudar a atividade mercantil.

Vai além. Declara que o Congresso brasileiro, com os exemplos da má conduta habitual de nossos legisladores, mais preocupados com suas mordomias do que com o bem da coletividade, está à margem da sociedade. Mas, comenta: a estabilidade democrática que apresentamos é um trunfo na América Latina.

E, termino, com esta analise do autor: “Se fosse possível definir um ranking para avaliar a dinâmica brasileira em seus três grandes aspectos- economia, política e sociedade- eu diria que a economia ocupa o primeiro lugar. Em segundo vem a sociedade, que se adapta razoavelmente depressa às novas realidades. E, em ultimo lugar, eu colocaria a política que, reage devagar às mudanças’’. Concordo em gênero , numero e grau.

---x---

Nenhum comentário: