Pages

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Preocupações ...

 

É tempo de sair desta discussão sobre problemas do Brasil que, tenho focalizado em meus artigos e, partir para coisas mais amenas. Tenho na minha mesa de trabalho pequena placa com dizeres que, me tem orientado no dia a dia. Diz ela:

“Porque se preocupar ?

“Há somente duas coisas para você se preocupar: ou você está doente ou você está bem. Se você esta bem, não há nada com que se preocupar. Se você está doente, há somente duas coisas com que se preocupar: ou você ficará bom ou você morrerá. Se você ficar bom não há nada com que se preocupar. Se você morrer há duas coisas com que se preocupar: ou você vai para o céu ou para o inferno. Se você for para o céu não há com que se preocupar mas, se você for para o inferno, você estará tão ocupado em apertar as mãos de seus amigos que lá estão que, não haverá tempo para nenhuma preocupação”

Excelente filosofia para vencer problemas diários. É evidente que, nos todos ficamos preocupados com a condução dos negócios públicos pois, sua má condução afeta nossa vida, diariamente.Mas, em uma democracia- “soi-disant” a que estamos vivendo- quem colocou estes dirigentes em seus postos? Nós mesmos. Então só resta esperar as próximas eleições. Se os magistrados não julgam bem, eles estão lá porque fizeram concurso público, concursos cujas regras foram estabelecidas por nós mesmos, através dos legisladores que nós elegemos. Se os legisladores estão mais preocupados com suas mordomias do que com a feitura de boas leis, de quem é a culpa? De nós mesmos que os elegemos.

E todos estes aborrecimentos e preocupações podem nos levar até a ficar doentes caindo nos motes do intróito deste artigo.

Mas, não devemos nos preocupar demasiadamente pois, o Brasil é um pais jovem que, precisa muito aprender, no dia a dia de sua existência.O que são 511 anos de vida para um país? Lembro-me que visitando Paris, nas comemorações de seus dois mil anos, vi bandeiras com os seguintes dizeres; “Paris est une jeune de deux mil anneés”. Paris é uma jovem de dois mil anos...

Devemos nos preocupar com as coisas erradas que estão acontecendo no Brasil mas, temos que levar em conta que, para sabermos se as coisas estão erradas, avulta o papel de uma imprensa livre. Ela é que nos alerta sobre os desmandos daqueles, repito, que nós elegemos. Ter uma imprensa livre e, felizmente há temos no Brasil de hoje, nos livra de grandes preocupações pois, nos permite separar alhos de bugalhos e, permitir que concertemos nossos erros nas próximas eleições.Mesmo assim, devemos levar em conta que não são grandes preocupações pois, como diz a plaquinha: tudo na vida se resume a duas preocupações.O resto é conseqüência.

Termino com Napoleão Bonaparte: “Em coisas de governo há sempre necessidade de compadres, como nas comédias. Sem eles há coisa não acaba bem”.

---x---

Nenhum comentário: