Pages

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Burocracia, infraestrutura e eficiência


Começo estas linhas com as palavras do grande brasileiro, Hélio Beltrão, que tanto lutou para desburocratizar o país. “Não basta assegurar a liberdade no plano político, protegendo-se o cidadão contra a opressão do Estado.É preciso estendê-la ao dia a dia do homem comum, onde a abertura significa protegê-lo dos abusos da burocracia” Helio Beltrão, quando ministro, tentou domar a burocracia mas, quando deixou o ministério, viu muitas de suas medidas revogadas pelo judiciário , com suas exigências burocráticas, seu excessivo apego ao formalismo, no mais simples processo.O próprio ex Ministro do Supremo Tribunal, Moreira Alves comentou: “A forma de nossas escrituras públicas é , até hoje regida pelas Ordenações Filipinas. Inúmeros termos, compromissos e formalidades forenses constituem sobrevivência das Ordenações do Reino de Portugal. E a forma dos editais, precatórios e rogatórios, reflete a linguagem do tempo de D.João VI”.
Para não falar da arcaica legislação trabalhista que, desde 1943 não se atualizou. Basta citar a burocracia e pletora de documentos para despedir um empregado, cuja presença foi considerada excessiva para a produção da empresa.A legislação em vez de procurar facilitar a contratação de empregados procura dificultar a demissão. Resultado; alta taxa de informalidade nos quadros profissionais. Mas, vai tentar conversar com nossos retrógrados “lideres” sindicais a respeito. Nem querem ouvir falar, pois, estão bem aboletados em seus sindicados, protegidos da demissão pelas leis existentes.
Algumas perolas de nossa burocracia. Para abrir uma empresa são necessários vários documentos, e gastamos em média 90 (noventa) dias. Na Austrália apenas 1 (um) dia e, basta preencher um formulário na Internet. Para realizar um negócio imobiliário, no Brasil, as firmas precisam de pelo menos 9 (nove) certidões negativas. Quem conhece a via sacra para obter estas certidões, faz idéia do trabalho e do custo despendido. No Brasil até pagar imposto é difícil. Estima-se que, no Brasil, uma firma gaste cerca de 2500 (duas mil e quinhentas) horas por ano para cumprir suas obrigações tributárias! Na Nova Zelândia, 70 (setenta) horas por ano.Como podemos competir internacionalmente com estas mazelas? Para não falar da nossa alta carga tributária cerca de 40% do PIB. Tudo isto gera corrupção, pois o desespero em vencer tantas dificuldades faz o contribuinte procurar “facilidades” para conseguir seu objetivo. E, naturalmente, estes custos tem que ser adicionados ao preço do produto vendido.
Acresce a tudo isto os problemas de nossa infraestrutura. Nossos portos marítimos, em sua maioria, necessitam de melhoria nos equipamentos de carga e descarga.Estudos recentes mostram que 40% (quarenta) da produção brasileira de alimentos se perde por problemas de transporte e manuseio. 30% (trinta) da soja brasileira vai para o lixo por falta de tecnologia adequada.Congestionamentos nas capitais e acessos custam cerca de 20(vinte) bilhões de reais por ano.
Chamo atenção destes fatos para mostrar que ainda temos muito a melhorar. Na última classificação da ONU ainda estamos em 75º lugar no IDH-Índice desenvolvimento humano. Não quero parecer catastrófico. Estamos melhorando graças à engenhosidade da iniciativa privada e, termos conseguido nos livrar das estatais deficitárias. Por isto vejo com preocupação as tendências estatizantes do atual governo.
Estou convencido de que o desenvolvimento nacional é uma luta contra o tempo.Com a competição mundial,se as cabeças pensantes deste país não se convencerem disto, o Brasil não passará de uma nação dependente, controlada por forças exógenas, uma nação de súditos e não de cidadãos. E, a luta contra o excesso de burocracia, em todos os setores, deve ser preocupação constante. Termino com Milton Friedman: “Em um sistema burocrático, o trabalho inútil conduz o trabalho útil”.

Nenhum comentário: