Pages

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Brasil : a força do interior

 

matuto

Pausa no assunto eleições que, já deve estar cansando os leitores.A revista “Veja publicou excelente reportagem sobre o extraordinário crescimento de cidades do interior do Brasil nestes últimos anos Criado no interior, antes de seguir para a capital do Estado para completar meus estudos, sempre tive interesse em visitar as cidades do interior brasileiro, o que tenho feito continuamente, em vários Estados. É nelas que se encontra a verdadeira alma brasileira, suas dificuldades e suas conquistas.

Não poderia, nestas breves linhas, comentar todas as cidades mencionadas, com crescimento anual muito acima da media do país, como um todo.Procurarei abranger o território nacional para mostrar que o desenvolvimento foi em várias regiões.Começo pela de maior desenvolvimento:Hortolândia,(SP), que teve, nos últimos anos, crescimento anual de 22,6%.Isto foi conseguido graças à política agressiva de atração de indústrias. Em apenas cinco anos, com incentivos oferecidos, foram abertas no município duzentas fabricas, entre elas a Dell fabricante de computadores. Com as novas fábricas foram criados doze mil postos de trabalho. CABO FRIO, (RJ), crescimento anual de 15,2% , tornou-se grande pólo turístico internacional, com suas praias e bom programa de urbanização da cidade. Com moderno aeroporto , construído e operado pela iniciativa privada- exemplo a ser seguido- tornou-se destino para turistas internacionais. Durante as férias, Cabo Frio chega a receber um milhão de turistas. O Club Méd está construindo lá seu mais luxuoso resort. SINOP, (MT), com crescimento anual de 8,5% ,com dez universidades, tornou-se o principal centro educativo do Centro-Oeste. Barreiras, (BA) , com crescimento anual de 4,5%, teve como motores da sua economia, as culturas de algodão e soja. A cidade é o maior centro de serviços públicos e de comercio da região chamada de cerrado setentrional, que se estende do sul do Maranhão ao centro da Bahia e, está entre as mais prosperas da agricultura brasileira.Caminhando para o Norte temos AÇAILANDIA, (MA), com 12,6% de crescimento anual, à frente da capital São Luís. É a maior renda per capita do Maranhão.Este progresso se deve à siderúrgicas de ferro-gusa e industrias de laticínios que, se instalaram na região.MARABÁ, (PA), com 19,7% de crescimento anual teve a siderurgia- fundições de ferro-gusa e aciarias - como motor de sua economia, devido sua proximidade com as minas de ferro de Carajás. Às margens do Tocantins é um dos portos fluviais mais movimentados do Norte.Termino no extremo sul com URUGUAIANA, (RS), com crescimento anual de 6,9% .Chamada de "Porta do Mercosul”, seu crescimento deve-se ao comércio internacional e ao agronegócio.

. Quero chamar atenção que, todo este esforço se deve ao trabalho da iniciativa privada local e, boa gestão das autoridades municipais respectivas.Reforça minha crença que é no fortalecimento dos municípios que está o cerne de todo crescimento nacional.A centralização política e administrativa hoje existente no Brasil, graças ao iníquo atual sistema tributário que, concede à União a maior parte dos tributos arrecadados, impede maior desenvolvimento. Termino lembrando aos leitores:Ninguém mora na União ou nos Estados. Todos moram nos Municípios.

---x---

Nenhum comentário: