Pages

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Governo Lula: herança

uraciblogplanetas
No momento em que se avizinha a eleição presidencial e, um dos candidatos se propõe ser continuador do governo Lula, seria interessante apresentar o legado deste governo.Começo pela política externa.Este o pior aspecto do governo Lula. Aproximação com ditaduras, como a do Irã e de Fidel Castro, destrói a imagem do Brasil como país democrático.Depois de pretender resolver a pendência nuclear do Irã, dizendo-se amigo do ditador Ahmadinejad, vê-se obrigado a apoiar sanções determinadas pelo Conselho de Segurança da ONU contra o Irã. Boa lição. Política internacional de um país, deve ser praticada por profissionais, não por amadores interessados em agir demagogicamente. A política de atritos com os Estados Unidos, nosso principal parceiro comercial, só prejudica nossas exportações. Foi derrotado na maioria de suas indicações para organizações internacionais. Destruiu, a excelente reputação do Itamaraty com improvisações sem sentido.
Passemos ao front interno.Os gastos do governo passaram de 4,2 % para 8.8 % do PIB. Os investimentos subiram apenas de 0,4 % para 1,5 % do PIB.E, mesmo este aumento só foi conseguido por causa do suprimento de recursos do BNDES para subsidiar grupos empresariais. A carga tributária passou de 32 % para 40 % do PIB.A estatização foi retomada com a criação de várias empresas estatais. Como se o governo fosse bom empresário...
A burocracia piorou, com surgimento de milhares de normas confusas e conflitantes. Basta lembrar o famoso documento sobre “Direitos Humanos, misturando alhos com bugalhos, procurando até legitimar invasões de terras. A este respeito, seu apoio declarado aos baderneiros do MST, é uma afronta à ordem jurídica do país.
Agencias Reguladoras foram politizadas, entregues a afilhados políticos, nem sempre com qualificações necessárias. O contribuinte e usuário é quem perde com esta política de apadrinhamento dos “companheiros’”.
O “PAC-Programa de Aceleração do Crescimento” permanece “empacado” com meros 30 % de realizações . Serve mais para comícios eleitorais Praticamente nada foi feito para melhorar nosso sistema de transportes. Nossas rodovias continuam em péssimo estado e os portos tem índices de produtividade dos mais baixos do mundo. Ferrovias importantes, como a Norte-Sul, estão com seus cronogramas atrasados.
A corrupção alcançou altos níveis . Basta citar o “mensalão”, “sanguessugas” e,as continuas transgressões de órgãos públicos, denunciadas pelo Tribunal de Contas da União, como recentemente apurou-se nas obras contratadas pelo “Dnit – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes”.
Nada foi feito em relação às reformas tão necessárias, para acelerar o desenvolvimento, como tributária, previdenciária e trabalhista.. Poder-se-á dizer que isto também depende do Congresso mas, um governo com liderança política saberia vencer os obstáculos. Tem ou não o Senhor Lula maioria no Congresso?
Quanto aos avanços sociais tenho minhas dúvidas sobre o Bolsa Família. Não indica saída para os beneficiários.
Os leitores podem argumentar que o que escrevo está em desacordo com as pesquisas que, mostram a alta popularidade do Senhor Lula. Ao que retruco: pesquisas não substituem o raciocínio.
Se a candidata apoiada pelo Senhor Lula pretende defender e manter este estado de coisas estamos bem arranjados.
Finalizando, a respeito do governo do Senhor Lula da Silva, não posso deixar de lembrar-me de Tony Blair, primeiro-ministro britânico: “Não é um governo arrogante que escolhe prioridades. É um governo irresponsável que deixa de escolhê-las”. Meditem sobre isto os eleitores.
---x---

Nenhum comentário: