Pages

terça-feira, 6 de abril de 2010

Crescimento econômico e educação

familia lendo unida com cachorrinho 

O tema já foi analisado por especialistas mas, chegaram às minhas mãos alguns dados que gostaria de trazer aos leitores. Começo pela economia:

Taxa do crescimento do PIB –2003/2008: Mundo : 29,3%; Emergentes : 51,5%; América Latina e Caribe : 31,9%; Brasil :28,95%. As informações relativas a 2009 ainda não estão disponíveis.

O período abrange o governo Lula desde que tomou posse em 2003. Pelos dados vê- se a jactância do Senhor Lula da Silva quando diz que nunca dantes houve governo igual ao dele. Analisem os leitores os números.

Mas, o mais importante aspecto a considerar, é a evolução da escolaridade, no Brasil, no período. Dados publicados no “ Valor Econômico”, mostram o seguinte: a porcentagem de jovens que,no Brasil, aos 25 anos de idade, tinha concluído apenas alguma serie do ensino fundamental era de 60% (sessenta) em 1998. Declinou para 30% (trinta) em 2008. Somente 55% (cinqüenta e cinco ) de nossos jovens, entre 25 e 29 anos de idade, completam, pelo menos, o ensino médio. Nos EUA, essa porcentagem, atualmente, é de 90%(noventa). Com relação ao ensino superior, 30% (trinta) da população americana, acima de 25 anos de idade, tem curso superior, enquanto no Brasil esse índice é de 10% (dez) . Apesar destas estatísticas o Senhor Lula da Silva disse, recentemente, que fez uma “revolução na educação”.Talvez ele não saiba o que seja educação.

O recente relatório “Educação para todos” da Unesco, coloca o Brasil na 88ª posição na classificação de desenvolvimento educacional,atrás de países mais pobres do continente, como Paraguai, Equador e Bolívia. A repetência media na América Latina é de pouco mais de 4% (quatro), enquanto no Brasil é de 19 (dezenove).

Em termos salariais vale apenas citar alguns números. Quem completa o curso superior no Brasil recebe, em média 4 (quatro) vezes mais do que quem parou de estudar no ensino fundamental.A diferença salarial entre quem completa o ensino médio e quem têm somente o ensino fundamental e de 59% .(cinqüenta e nove).

Os números estão ai e, não quero cansar os leitores com outras estatísticas que mostram o desastre do governo Lula em matéria de avanço de escolaridade.

A parte benéfica do Bolsa Família é a que obriga a frequência dos menores nas escolas para fazerem jus ao beneficio. Mas, isto já tinha sido estabelecido no Bolsa Escola, programa estabelecido no governo Fernando Henrique, programa este muito mais benéfico que o Bolsa Família que, não indica uma saída para quem recebe os benefícios.

Não adianta falar em crescimento econômico se, não colocarmos como máxima prioridade os investimentos em educação, o que significa pensar não apenas nos alunos mas, também nos professores, fazendo do magistério uma carreira atrativa. Não só quanto a salários mas, quanto às condições de aparelhamento das escolas, completas com bom material didático a disposição dos alunos,assim como boas bibliotecas para consulta em cada escola.

Só para citar um exemplo: quando estudava engenharia na Universidade de Michigan (EUA ), a biblioteca central tinha (três) milhões de volumes e, cada faculdade tinha sua biblioteca especializada à disposição dos alunos. Em recente pesquisa mundial, das vinte melhores universidades públicas mundiais, quatorze estão nos Estados Unidos. Isto explica a supremacia mundial desse país.

Depois destas considerações, é sempre bom lembrar a citação de Derek Bok, professor americano : “ Se você acha educação cara, tente ignorância”

Nenhum comentário: