Pages

terça-feira, 7 de julho de 2009

Os homens procuram os seus iguais.

Eckermann, secretário do grande filosofo alemão Goethe, escreveu interessante livro “Conversações com Goethe”, do qual extrai o seguinte dialogo: “Veja Goethe, que sorte teve Frederico. (Referia-se a Frederico, o grande, da Prússia ) Que grande ministério conseguiu formar. Todos são grandes homens”. Ao que retrucou Goethe: “Sorte não, Frederico é um grande homem e só pode cercar-se de grandes homens” Porque, continuou Goethe: “Os homens procuram seus iguais”.
Relendo esta passagem não pude deixar de lembrar do senhor Lula e seus amigos:. José Dirceu, o chefe da quadrilha do “mensalão”, segundo o Procurador Geral da República; Jader Barbalho, preso por falcatruas na Sudam; Sarney e seus “esquecimentos” e “empreguismo” no Senado; Jucá, seu líder no Senado, coberto de processos, e por ai vai a longa lista.
Suas amizades com os populistas da América Latina, Chavez, Morales e Correa, que não tem outro objetivo senão perpetuar-se no poder, mostra seu próprio projeto de poder.
A verdade é que o projeto do PT foi sempre o de perpetuar-se no poder,uma vez o conquistando.Lula não foge à regra.Nunca sabe de nada que pode lhe envolver nas tramóias de seu partido.Não queria o 3º mandato? Acredite quem quiser.Grande cidadão do mundo? As nações desenvolvidas sabem insuflar o ego dos subdesenvolvidos para obter vantagens. Tenho experiência disto. Participei da várias negociações internacionais no campo da navegação internacional.O que me dizem dos 77 dias que passou fora de Brasília nos 6 primeiros meses deste ano?Em regime presidencialista o Presidente da República é o chefe da administração federal.Como controlar seus 37 ministérios estando ausente? É por isto que – só falando da infra-estrutura - as estradas estão esburacadas, os portos sucateados, os rios sem dragagens.O “PAC-Programa de aceleração do Crescimento” está empacado. O grande projeto da “Transposição das águas do São Francisco”, gerador de empregos,trazendo progresso para grande parte do sofrido Nordeste, segundo dados publicados, no ritmo atual das obras, levará 15( quinze) anos para ser concluído. E, a maioria das obras de infra-estrutura vão no mesmo ritmo. Falta de dinheiro?É possível. Tem que haver dinheiro para empregar os “companheiros”. Estou exagerando? É só verificar o aumento do custo da máquina governamental federal no governo Lula.
Parece que estou fugindo do tema principal.Mas, o grande teste de um chefe de qualquer organização, é saber escolher seus auxiliares Só assim conseguirá realizar com sucesso suas tarefas. Mas, para isto – saber escolher – ele precisa ter competência e, mais do que isto, estar preparado para discernir, entre a variedade de escolhas, quem tem capacidade ou não. Ai, então, que entra a afirmação de Goethe: os homens procuram seus iguais. Um Presidente como o Senhor Lula da Silva, praticamente sem instrução, sem nenhuma formação cultural, formado nas entranhas dos retrógrados sindicatos de empregados do Brasil – defensores desta obsoleta legislação trabalhista brasileira - só pode procurar para seus auxiliares principais indivíduos da mesma laia. E, proteger como estamos vendo agora, um seu igual: o Senador Sarney.
O Senhor Lula da Silva foi democrática e honestamente eleito Presidente da Republica e ,tem demonstrado respeito às instituições democráticas do país.Se a maioria do povo brasileiro o elegeu e o reelegeu é porque concordava com estes procedimentos.Cabe, entretanto, àqueles que não foram seus eleitores, como nós, expressarem seu descontentamento. Termino com mais esta perola do autor de Fausto: “O talento educa-se na calma, o caráter no tumulto da vida”.

Nenhum comentário: