Pages

sexta-feira, 13 de março de 2009

Ética e Moral



O ilustre senador Jarbas Vasconcelos em entrevista à revista “Veja” (18/02/2009), deu corajoso depoimento a respeito da corrupção nos meios políticos nacionais. Vejamos alguns trechos:
“De repente, Sarney apareceu como candidato, sem nenhum compromisso ético, sem nenhuma preocupação com o Senado, e se elegeu. A moralização e a renovação são incompatíveis com a figura do senador.(...)Sarney vai transformar o Senado em um grande Maranhão”. E, a respeito do senador Renan Calheiros : “Ele não tem nenhuma condição moral ou política para ser senador, quanto mais para liderar qualquer partido” Referindo-se ao Presidente Lula ; “Com o desenrolar do primeiro mandato, diante dos sucessivos escândalos percebi que Lula não tinha nenhum compromisso com reformas ou com a ética” .
Graves acusações que me fazem pensar no que significam ética e moral. Socorro-me da “Ética” de Spinoza, e da “Ética a Nicomaco” de Aristóteles.Em resumo, o termo ética tem sobre a moral, do latim “mores”, a vantagem de melhor precisar a relação entre a ação reta, o procedimento honrado, integro, e o caráter virtuoso. Ética é a arte de criar um caráter moral, de contrair hábitos de que resulte, naturalmente, um porte conforme as leis do dever. Aristóteles prega a virtude do espírito como característica da ética. Moral é aquilo que denota bons costumes, boa conduta, segundo os preceitos socialmente estabelecidos e aceitos pela sociedade.
Analisemos as acusações do Senador Jarbas. Como pode um Presidente do Senado aceitar a pecha de que não é compatível com a moralização? E não responde nada? Na voz do povo quem cala consente.O senador Jarbas diz também que Sarney vai transformar o Senado em um grande Maranhão. Não estará enganado o senador Jarbas?O senador Sarney é senador pelo Amapá. Será que foi lá que ele construiu sua carreira política e nos não sabíamos?Ou isto será mais um engodo do senador Sarney? Fazer política no Maranhão e eleger-se pelo Amapá? O senador Sarney foi Presidente da República no difícil período da transição da ditadura para a democracia. E exerceu seu mandato com maestria, entregando o país ao seu sucessor em pleno regime democrático. Poderia,então, ter deixado a política e dedicar-se à tarefa de escritor que exerce com brilho. Mas, não o fez. Manchou sua biografia com estes entreveros.
Quanto ao senador Calheiros recuso-me perder tempo com esta figura dos grotões das Alagoas.Suas “estripulias” amorosas e suas relações com empreiteiros, forçaram-no a renunciar à Presidência do Senado, fatos que são do conhecimento de todos, e dão razão ao senador Jarbas Vasconcelos.
Mas, o mais grave de tudo refere-se á figura do Presidente da República. Sua Excelência é acusado de não ter com compromisso com a ética. Sintetizo Aristóteles:ética significa procedimento honrado, integro e caráter virtuoso. Então o Presidente da Republica é desonesto? Se não é verdade porque Sua Excelência não processa o Senador? A acusação é gravíssima. O presidente Lula é oriundo do meio sindical.Os sindicatos, no Brasil, com as exceções de praxe, são dos mais corruptos segmentos da organização trabalhista nacional. Recebem o imposto sindical e não prestam contas de seu uso.Alguns sindicatos são criados só para receber este imposto. Recentemente o Presidente Lula vetou dispositivo de lei que obrigava centrais sindicais prestarem contas ao Tribunal de Contas da União do dinheiro público recebido. O uso do cachimbo faz a boca torta.... Os fatos mostram que o senador Jarbas Vasconcelos pode não exagerar quando diz: “Lula não tinha nenhum compromisso com a ética.”
O grande perigo disto tudo é incutir no povo a idéia que a democracia pode subsistir sem o legislativo. Piores que sejam os componentes do legislativo- eleitos pelo povo, não se esqueçam – democracia não pode funcionar sem que o povo seja representado nas casas legislativas.Esta é a essência da democracia representativa.
Porque, por pior que seja a Câmara, ela é sempre melhor que a antecâmara de um ditador.

Nenhum comentário: