Pages

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Brasil, federação ?

Lemos em nossa Constituição que, o nome oficial do Brasil é “República Federativa do Brasil” Será que o Brasil é mesmo uma Federação? Um pouco de história.No Império seguramente não.O Imperador nomeava os Presidentes das Províncias e, escolhia os Senadores das Províncias a seu bel prazer.. Com a abdicação de Pedro I, a Regência editou o Ato Adicional à Constituição que, dava mais autoridade às Províncias criando uma verdadeira Federação.Anos depois, com novo Ato conhecido como “ Interpretação do Ao Institucional” anulou-se tudo, voltando o Brasil a ser um estado unitário. Com a Republica criou-se os “Estados Unidos do Brasil”. Mas, só no nome pois, o Presidente da Republica de então, tinha poderes quase ditatoriais e a política girava em torno dos Estados mais poderosos como São Paulo e Minas Gerais. Era a política do “café com leite”. A revolução de 1930 tentou acabar com isto mas, o que se viu em 1937, foi o “Estado Novo”, regime ditatorial chefiado por Getulio Vargas que nomeava os interventores nos Estados e até suprimiu as bandeiras dos Estados. Deposto em 1945, voltou-se com a Constituição de1946 a um arremedo de Federação.Mas, na pratica não funcionava dado o sistema tributário existente que dava para o governo Central a parte do leão dos impostos arrecadados. A situação perdura até hoje pois, dos impostos arrecadados,cerca de 70 % (setenta) vão para a União, 20%(vinte) para os Estados e apenas 5% (cinco) vão para os municípios.Como pode haver Uma Federação com esta distribuição de Impostos?.E,é preciso lembrar que todos moram nos municípios e, a administração local é que interessa , particularmente, aos cidadãos. Seguidamente vemos nos jornais levas de Prefeitos solicitando audiência ao Presidente da Republica mendigando verbas para seus municípios..Isto, prova que no Brasil “Federação” não passa de um mito e, o Presidente da Republica um ditador de fato.

As autenticas federações como os Estados Unidos da América tem leis que diferem de Estado para Estado. Em alguns há pena de morte para crimes, outros não.E assim com outras leis.

Mas, como corrigir isto? Em primeiro lugar realizando uma autentica reforma tributária que torne os municípios capazes de atender aos seus habitantes. É a eles que interessam as ruas bem calçadas, água e esgoto funcionando com eficiência e, saneamento adequado.

No Brasil há Estados com diferentes características. Por exemplo:leis que são adequadas para São Paulo poderão não ser para o Piauí. E assim por diante. Devemos deixar os habitantes de cada Estado definir o que servem para eles . Para isto existem as Assembléias Legislativas estaduais.

O Brasil não tem nada de Federação. Continua sendo um Estado Unitário, como foi criado quando da independência. E isto não é benéfico para país com as dimensões e características geográficas tão diferentes como o nosso.

---x---

2 comentários:

Manhattan10036 disse...

Muito bom seu artigo. Eu, morando nos EUA por dez anos, compreendo exatamente o quanto é importante para o estado ter mais poderes econômicos e políticos. Faziam muitos anos que não acompanhava as notícias do Brasil, mas por causa de uma visita comecei a assistir o jornal nacional nos últimos meses. Fico perplexo com a falta de oposição no Brasil, Sério é incrível, me revolta ver tanta inpunidade, tanta falta de carater.
Como voce disse, Que República?, a função de divisão de Poderes não existe...O ministério público é descaradamente conivente com todos os políticos coruptos para manter seus benefícios. Poderia relatar mais da minha revolta mais vou parar por aqui com uma simples frase "Tenho vergonha de ser Brasileiro" Um povo que reclama de tudo e não vai as ruas para expor as suas idéias...Gostaria de encontrar o Sr. Roberto Gurgel (procurador Geral da "República") e perguntar se ele não tem vergonha de ser ver no espelho como um "faz de conta"...
O melhor vídeo que demonstra a a verdadeira face da pol;itica no Brasil pode ser visto aqui : http://www.youtube.com/watch?v=QhSeR-amXlQ

Manhattan10036 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.