Pages

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Público e privado




            Noticias na mídia tem mostrado, freqüentes, relações espúrias entre empresários e governantes.Recentemente o governador do Rio de Janeiro foi denunciado por uso de aeronaves particulares e favorecimento de empresa na feitura de obras públicas.Este  um grande problema que, freqüentemente, existe no Brasil.Felizmente a mídia tem estado alerta na denuncia destes fatos.
            A historia conta que o fato não é novo.Desde Roma antiga, nas discussões no Senado Romano, entre Cícero e Catilina as acusações de corrupção eram múltiplas. E a historia está repleta de corrupção
            No Brasil, na Bahia, o grande poeta Gregório de Mattos da-nos exemplos abundantes do uso do dinheiro público em proveito dos que ocupavam cargos no governo.
            No Brasil a mídia diariamente aponta roubalheiras nos negócios e empreitadas públicas como se denuncia agora no Ministério de Transportes.
            Mas, qual a causa de tudo isto?Além do caráter ignóbil do individuo que ocupa o cargo publico, temos o sistema de eleições dos representantes, no meu entender como causa principal. O alto custo para conseguir um mandato nas Assembléias por este viciado sistema proporcional faz, com raras exceções, que o candidato recorra á bolsa de empresários privados para financiar sua eleição. E, a cobrança vem depois...
            Mas como resolver isto?A resposta é uma só:Educação.É preciso que os que escolhem os dirigentes tenham recebido educação suficiente para discernir o que é honesto ou desonesto.E tomem as decisões para que o trabalho siga com eficiência e para o bem público. Termino com Millor Fernandes: “A probidade não tem cúmplices”
---x---

Nenhum comentário: