Modernamente, bens produzidos são transportados para centros de consumo por transportes rodoviários, ferroviários, fluviais,marítimos e aeroviários.Nestas breves linhas traçaremos o panorama da utilização destes meios de transportes no Brasil atual, suas condições e deficiências.
Deixando de lado os lombos de burros e estradas carroçáveis, as ferrovias foram o primeiro meio de transporte utilizado pelo Brasil,desde o século dezenove. Primeiramente, com capitais ingleses e franceses. Com a República, os trilhos continuaram sendo lançados por outras empresas, tornando-se o transporte ferroviário o principal existente,não só para cargas como para transporte de passageiros. Com o correr do tempo, com a concorrência das rodovias e a nefasta estatização das ferrovias, o transporte ferroviário, com pequenas exceções, praticamente extinguiu-se.Hoje , com a privatização, nota-se recuperação do setor
Vieram as rodovias. Um presidente (Washington Luis) chegou a dizer: “Governar é abrir estradas”, referindo-se às rodovias. Só que esqueceu de comparar o custo de transporte por ferrovias ou por rodovias.Acrescente-se que, mais de 60%(sessenta) de nossas atuais rodovias estão em estado precário.
Chegamos ao transporte fluvial. Ai o descaso brasileiro é total. Ele é praticamente ignorado pelo poder público no transporte de grandes quantidades de carga. Os investimentos em melhoria de hidrovias são praticamente nuls.No entanto a navegação interior é extremamente importante no conjunto de transportes do Brasil. Sua necessidade cresce, tornando-se um imperativo para o desenvolvimento em país com grande dimensão territorial com o nosso.Pode-se afirmar, em números médios, que o transporte fluvial é 4 (quatro) vezes mais econômico que o ferroviário e, 12 (doze) mais econômico que o rodoviário.
Quanto ao transporte marítimo de cabotagem, basta a extensão da costa brasileira para ver quanto ele é importante no transporte de cargas pesadas entre os estados. O navio é imbatível no transporte de cargas de grande volume e peso. No entanto o transporte de cargas na cabotagem não tem regularidade.Não há escalas prefixadas Causas: estado precário de nossos portos marítimos, com equipamentos deteriorados, obsoleta legislação trabalhista portuária e, burocracia excessiva para despachar os navios. Doze ministérios interferem no despacho de um navio.
Quanto ao transporte aéreo, hoje o principal meio de transporte de passageiros no Brasil, dada a imensidão de nosso território, nada preciso comentar.A mídia mostra diariamente, o “caos aéreo” existente, com uma “Infraero” loteada entre políticos.
Resumindo: ferrovias poucas; rodovias em mau estado; cargas por navegação fluvial mínimas; portos obsoletos; navegação marítima de cabotagem, sem linhas regulares;aeroportos congestionados .Este o atual quadro dos transportes no Brasil Para qualquer lado que se vire, as opções de transporte eficiente no Brasil são diminutas. Vamos ver se o governo que ora se instala no Brasil, dará mais atenção ao setor. São esperanças, porque, como dizia De Maistre, diplomata francês: “Cada nação tem o governo que merece”.
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