Pages

sexta-feira, 5 de março de 2010

A velhice dos governos

 

old_man

Fato sem dúvida observado, é que os governos , nos regimes de mandato a prazo fixo , não somente cansam o público, como eles próprios depressa se esgotam, impacientes de acabar. Isso se deve à medida certa que tem tais governos para realizar os programas que se proponham.Na proporção que o tempo passa, o jogo de iniciativas se vai enregelando, as pessoas que o atiçam ou que o rodeiam, não pensam senão em ir afivelando as próprias malas, amarrando os embrulhos, arrumando as mantas e os casacos pois, não tarda o termino da viagem e o desembarque.

Esta experiência é antiga. Os melhores governos não escapam à regra inflexível de saturação das caras que, a generalidade do público, no desejo de mudar, quer ver mudadas o mais depressa possível.

. Por mais que se esforce, percorrendo quase diariamente o país todo, com sua candidata à reboque, o governo Lula não escapa à regra.O público vendo a lista de nomes em todos os Estados para figurar na comedia lulista, enfara-se antecipadamente . Já os conhece todos, com suas incoerências, leviandades e vantagens indevidas. Nenhum deles mereceria escapar do olvido, que é a condenação irrecorrível dos que tiveram sua oportunidade na vida pública e, por incapacidade, não a aproveitaram.

Assim, a corte lulista dá ao público a impressão fastidiosa de mais um mau jantar comido até à sobremesa, e que vai recomeçar de novo na sopa. Todos os pratos são conhecidos e foram experimentados . Entretanto, o menu fracassado tenta permanecer, quando já lhe faltam os estímulos da curiosidade e da fome.

Neste menu fracassado constam as estradas esburacadas, o atendimento miserável que a população mais desprotegida sofre nos hospitais públicos, a baixa qualidade do ensino público fundamental.O recente relatório “Educação para todos”, da Unesco, coloca o Brasil na 88ª posição na classificação de desenvolvimento educacional, atrás de paises mais pobres do continente, como Paraguai, Equador e Bolívia.A repetência media na América Latina é de pouco mais de 4%, enquanto no Brasil é de 19%. Tudo isto é representado pela posição do Brasil no IDH- Índice do Desenvolvimento Humano, que nos coloca nas mais baixas posições na classificação mundial.Evidentemente que o governo Lula não é responsável por esta situação que, já vem de longe. Mas pergunto: que fez S. Excia para melhorá-la nos quase oito anos de Governo? Praticamente, nada. O famoso “PAC” está empacado na maioria dos casos. Nem o “ENEM- Exame NacionaL do Ensino Médio” conseguem fazer direito. Pudera. O Presidente diz que não gosta de ler...

É ledo engano pensar que Presidentes que deixam o mandato, consigam transferir seu suposto prestigio ao candidato por eles escolhidos para sucedê-lo. Os exemplos são vários. O mais recente, o do Chile, em que a Presidenta que sai, mesmo com seu alto prestigio pessoal, não conseguiu eleger seu candidato.

Isto porque, como já disse anteriormente, o povo não gosta de menu requentado. País jovem como o Brasil, com várias experiências de governo, inclusive sofrendo ditaduras várias no decorrer de sua história, gosta de mudanças, de caras novas para governá-lo.

O que o Sr. Lula está tentando fazer com sua candidata a tiracolo não terá nenhum efeito. Ele não poderá escapar do fato inelutável da velhice dos governos.É o que aconteceu no mundo todo. Alguns exemplos: Churchill na Inglaterra que, depois de sucessivos mandatos e de ter vencido uma guerra, foi impiedosamente apeado do governo, logo após á guerra.De Gaulle,na França, herói da resistência contra o nazismo,a mesma coisa, só para só citar alguns.E, a recente viagem do Senhor Lula a Cuba, seus abraços aos ditadores irmãos Castro, mostra que ele não percebeu que seu tempo já passou.Suas tiradas já não fazem efeito.

Vendo o governo do Senhor Lula, não posso deixar de lembrar o que disse P.J.O´ Rourke , escritor americano, sobre governos : “Se o governo fosse um produto, vendê-lo seria ilegal”.

Nenhum comentário: