Pages

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Presidência da República

Já que teremos breve novo Presidente da República, seria bom que apreciemos certas qualidades que, devem ser inerentes ao Chefe do Executivo de nação moderna e, do porte do Brasil. Procurarei definir, salvo erros, alguns pontos que julgo básicos para o sucesso de uma Presidência e, principalmente, as facetas da personalidade que devem constituir a marca do bom Presidente.

Em primeiro lugar o Presidente há de possuir indiscutível capacidade de liderança. Esta liderança, que é uma qualidade nata, torna-se absolutamente necessária para que o Presidente possa convencer o país que o conduz com mão segura e firme. Ela é imprescindível para fazer com que o estamento burocrático siga os rumos que devem nortear seu Governo.Em suma, fazer a máquina administrativa curvar-se às regras do Estado.

Outro ponto relevante é ter o Presidente aptidão executiva. Isto é fundamental pois, afinal ele será o Chefe do Poder Executivo. Mas, muitos confundem aptidão executiva com quantidade de trabalho executado. Os bons executivos se orgulham de ter, sempre, suas mesas de trabalho limpas e de não levarem trabalho para casa. Isto porque sabem distribuir suas tarefas, delegar responsabilidades.É necessário, antes de tudo, que o Presidente da República venha presidir a nação e não administrá-la. E, presidir bem uma nação é antes de mais nada escolher uma boa equipe para poder delegar. É orientar. É mais do que fazer: decidir.

Menciono agora uma qualidade que, embora a alguns possa parecer secundária, é das mais importantes para o sucesso da missão presidencial: o poder de comunicação com o povo, com todos aqueles que constituem os vários segmentos da sociedade. Guardados os comedimentos inerentes ao cargo, é vital para seu sucesso que saia do círculo de ferro palaciano e vá auscultar a opinião dos homens livres e descompromissados. É preciso que os traga, periodicamente à sua presença, para o debate franco das alternativas que interessam à nacionalidade Assim ele se comunica com a Nação. Assim se liberta da mediocridade áulica que ronda os poderosos.

Mais um ponto de grande transcendência: profundo respeito às leis e à Constituição do país. Esta a formação que se deseja de um Presidente. Ai avulta a necessidade de ele compreender que o absoluto acatamento às decisões do Judiciário é vital para sobrevivência do regime democrático. Um Judiciário independente, livre , que possa decidir sem constrangimentos, serve de dique contra todos atentados aos direitos humanos. O Presidente da República, Primeiro Magistrado do país, deve estar convencido que o respeito aos direitos dos cidadãos devidamente codificados nas leis, constitui garantia básica da paz de uma nação. Devemos recordar a celebre frase de Juarez, herói mexicano , gravada em seu monumento: “ A paz é o respeito ao direito alheio”.

Resumindo: liderança, capacidade executiva, poder de comunicação, respeito sagrado às leis, são, entre outros, os requisitos para o exercício eficaz da Presidência da República. È o que esperamos da Senhora Dilma Roussef, eleita Presidente da Republica .

---x---

Um comentário:

Miguel disse...

Apelo ao Voto em Branco...

Para acabar com as politiquices...

www.petiweb.org

Já ultrapassamos os 180.000!
Votem e Divulguem...