Pages

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Linguajar presidencial



Dos grandes testes do chefe de qualquer organização, sejam elas públicas ou privadas, a correta comunicação com os que nela trabalham é essencial. Na governança de um país isto é vital. O cidadão tem direito de conhecer com clareza as opiniões dos que ali estão, eleitos por ele. Não só com clareza mas, também em linguajem respeitosa Nunca é demais lembrar que estes senhores nada mais são que funcionários públicos.Exercem suas funções porque o povo os elegeu . Qualquer que seja a posição do funcionário público, seu patrão , em ultima instância, é o contribuinte que lhes paga seu salário. Isto se aplica também ao Presidente da República que, nada mais é que um funcionário público.
Vou me ater a algumas das absurdas declarações do Senhor Lula da Silva. “O Senador Sarney não é uma pessoa comum” Novamente o pensamento da cultura do privilégio, do “sabe com quem está falando? Não somos todos iguais perante a lei? No caso do mensalão, disse que a irregularidade cometida por seu partido, o PT, não era nada de mais porque era feito por todos os partidos. Incrível. Abonando uma roubalheira.Teria que encher páginas para repetir as bobagens e diatribes ditas pelo Senhor Lula da Silva,quase que, diariamente, nos comícios que faz pelo país afora. Mas, vou focalizar sua última ofensa aos cidadãos que dele discordam. Referindo-se ao programa assistencialista Bolsa Família chamou os críticos deste programa de ignorantes e imbecis. A ofensa baixa às raias do baixo calão.Quer dizer que um cidadão brasileiro , no pleno uso de sua cidadania, não pode expressar sua opinião de como o dinheiro do imposto que paga está sendo gasto? Ou por acaso o dinheiro gasto com o Bolsa Família sai dos bolsos do Senhor Lula? Mas vamos analisar os adjetivos. O que é ser ignorante? Segundo os dicionários: “Pessoa que não tem instrução, que não sabe nada” (Aurélio) Como o Senhor Lula da Silva, notoriamente sem instrução, pode adjetivar qualquer cidadão com este epíteto . Deixo a resposta aos leitores.
Vamos ao outro adjetivo, imbecil. Significa : Estúpido, idiota (Aurélio).Ai, a ofensa chega a ser insuportável. Quem deu ao Senhor Lula da Silva o direito de ofender sociólogos e cientistas políticos que, tem analisado os prós e contras do programa ? A Presidência da República não lhe dá este direito.
Não é minha intenção discutir os benefícios e mazelas do Bolsa Família.Apenas digo que, em alguns casos, ele é benéfico. Em outros, estimula a malandragem.O grande defeito é que não mostra aos beneficiários uma porta de saída para o estado de pobreza em que se encontram. Meu objetivo com estas linhas é protestar veementemente contra o linguajar do Senhor Lula da Silva neste e, em vários outros casos. Como cidadão pagante de impostos acho-me profundamente desrespeitado por este linguajar.Presidente de nenhuma nação democrática pode usar seu cargo para, em linguagem ofensiva, referir-se deste modo a qualquer cidadão, ou grupo de cidadãos que dele discordam.
Presidentes cometem deslizes.mas, quando são estadistas e reconhecem o erro, vem à público desculpar-se. Foi o que aconteceu ,recentemente, com o Presidente Obama, dos Estados Unidos. Tendo se referido desrespeitosamente a um policial, em acidente com professor, reconheceu o erro e desculpou-se publicamente. E ainda os convidou para tomar uma cerveja na Casa Branca. Para encerrar, mais uma vez, recorro ao grande Goethe: “O mais razoável é sempre cada um trabalhar no ofício para o qual nasceu e que aprendeu, e não proibir que os outros façam o que lhes compete. O sapateiro confine-se às suas formas, o camponês ao arado e o príncipe saiba governar. Governar é também um ofício que se deve aprender e que ninguém, que não o compreenda, deva exercer”.Com vistas ao Senhor Lula da Silva e suas injúrias.E, também, a seus eleitores.

Nenhum comentário: